terça-feira, 25 de janeiro de 2011

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O FEIJÃO NOSSO DE CADA DIA

Feijão preferido dos nordestinos ajuda a baixar o colesterol


Conhecido como feijão-caupi, feijão-de-corda ou feijão-fradinho, ele é rico em fibras e tem uma proteína capaz de reverter a deposição de gordura no fígado.
GRAZIELA AZEVEDOSão Paulo
Tamanho da letra
  • A-
  • A+
Um feijão com sotaque nordestino. “Eu sou nordestino. Eu sou baiano. E nordestino só come feijão-de-corda, porque é tradição”, afirma um senhor.

Tradicionalmente, o sotaque é um só, mas os nomes são vários.

“O nome cientifico dele é vigna unguiculata, mas pode ser conhecido como feijão-caupi, feijão-de-corda, feijão-fradinho. Tem nome para todo gosto”, explica a nutricionista Karoline Frota, da Universidade de São Paulo (USP).
E

Feijão-de-corda é a principal pedida no Centro de Tradições Nordestinas, em São Paulo

o gosto da pesquisadora, que veio do Piauí, é descobrir os poderes do feijão predileto dos nordestinos. “O que pessoal mais pede é o baião-de-dois”, diz uma atendente.

Baião-de-dois, feijão-tropeiro, ao vinagrete: são pratos de matar saudade. "É um gosto que você não esquece", responde um rapaz.

Quando a saudade é muita, a quantidade de feijão tem que ser grande. "Ontem, nós catamos dois sacos de feijão", revela uma atendente.





FARINHA OU EXTRATO DE FARINHA DE FEIJÃO-BRANCO
Lave o feijão com água e seque no sol ou sobre papel toalha. Quando estiver bem seco, coloque no liquidificador e bata o máximo possível. Depois, passe o feijão triturado por uma peneira. Se quiser mais fino, devolva ao liquidificador e peneire novamente.
A parte que sobrar na peneira é a sobra ou farelo. Tem as mesmas propriedades da farinha e pode ser usada em qualquer receita, como, por exemplo, em pães, misturada a farinha de trigo.
Importante: a pesquisadora Renata Ramos, da Unisinos, aconselha a triturar no liquidificador pelo menos 250 gramas de feijão-branco de cada vez, ou até mesmo o pacote inteiro, já que cada embalagem padrão vem com 500 gramas. Dessa forma, segundo ela, o impacto dos grãos no copo do liquidificador é menor, o que evita acidentes. Só podem ser consumidas duas colheres (chá) rasas por dia.

PÃO COM FARINHA DE FEIJÃO-BRANCO

Ingredientes 

10 colheres de farinha de trigo
3 colheres de farelo ou farinha de feijão-branco
6 colheres de água
1 colher de cafezinho de fermento
Uma pitada de sal e uma de açúcar
Modo de preparo 
Misturar tudo até formar uma massa lisa. Colocar em uma forma e deixar descansar por 30 minutos. Depois disso, com a massa crescida, faça bolinhas, pincele com óleo de oliva e jogue um pouco de farinha de trigo por cima.

Por último, faça um corte em forma de "x" no centro da bolinha e coloque no forno por mais ou menos 15 minutos. Forno deve ficar a 180ºC, forno médio.
SALADA DE FEIJÃO-BRANCO

Para preparar basta misturar os seguintes ingredientes:

Feijão-branco cozido
Tomate picado
Cebola picada
Pimentão picado
Molho vinagrete de limão
Azeite de oliva
Sal
Pimenta do reino, o chamado citronet

MOLHO CITRONET PARA A SALADA DE FEIJÃO-BRANCO

Para cada três partes de óleo de oliva misture uma parte igual de suco de limão siciliano. Você pode colocar sal e pimenta a gosto. Misture bem e jogue sobre a salada.

LENTILHA AL DENTE

Faça uma pequena trouxinha com papel alumínio ou papel manteiga. Dentro, coloque a lentilha, use a mesma quantidade como se fosse cozinhar na panela. Misture com temperos que você mais goste: cenoura, pimentão, sal ou azeite. Coloque caldo de legumes ou água – bem pouquinho, só para cobrir o alimento.

Feche bem o pacote bem, para criar vapor, e coloque em forno baixo por 45 a 50 minutos. Você pode usar outros grãos em várias misturas, como arroz integral, ervilha ou o que você desejar.

PIPOCA DE AMARANTO

Ingredientes 

1 colher de sopa de grão de amaranto integral
Modo de Preparo 
Coloque uma colher de sopa de grãos de amaranto em uma frigideira ou panela (sem adicionar óleo à panela). Leve ao fogo baixo até que grande parte dos grãos se torne branca. Esse processo deve durar de 10 a 30 segundos aproximadamente. A pipoca pode ser servida dessa forma ou juntamente com outros ingredientes ou preparações.

PAÇOCA DE AMENDOIM COM FARINHA DE PIPOCA DE AMARANTO
Ingredientes 
1 ½ xícara de chá de amendoim torrado
1 ½ xícara de chá de farinha de pipoca de amaranto
1 ½ xícara de chá de açúcar
1 colher de café de sal
Modo de Preparo

Triture a pipoca de amaranto no liquidificador ou em um processador de alimentos até que se forme uma farinha homogênea. Misture aos poucos todos os ingredientes no liquidificador ou processador de alimentos até que tudo esteja triturado e bem fino. Se necessário, desligue o liquidificador e ajude a misturar os ingredientes com uma colher.

Coloque em forminhas de paçoca e aperte bem para ficar bem compacta. Retire da forma e sirva.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

QUANDO NASCEMOS...




VALE APENA

É HORA DE VIVER, VER OUVIR E REFLETIR

VIVER E VER pode ser resumido em um simples momento dedicado a reflexão.É um momento único de escolhas, é viver a paz ou a guerra depende de cada um. Vamos refletir? Então convido a ouvir essa maravilhosa letra e ver esse grande vídeo.

APRENDENDO A COLOCAR NO PAPEL UM POUCO DA VIDA VIVIDA

ATIVIDADE DE MEMORIAL
É importante que tenhamos consciência do nosso trabalho para encontrarmos um sentido emocional e nos sentirmos motivados ao realizar nossas tarefas. Observe as relações estabelecidas entre as pessoas com diferentes funções na escola. Como anda a motivação delas naquilo que fazem? E você, como se sente na sua escola?

Trajetória Profissional: escolhas e desafios
Introdução
O presente memorial foi elabora para registrar minha visão como relação à situação motivacional da comunidade escolar onde trabalho, e, tambem como sou envolvido nas relações interpessoal e nas atividades que realizo, e refletir sobre a relação profissional entre os companheiros de trabalho. Procurei mostrar como me sinto acolhido pelos funcionários, e traçar uma linha desde quando cheguei a Unidade Escolar até minha indicação para participar do profuncionário, curso que promove a formação dos funcionários que trabalham com educação.

Fui exonerado de um cargo de confiança no início de uma gestão a mais ou menos seis anos atrás, e como não poderia continuar na mesma unidade escolar, foi oportunizado a escolher para aonde iria prestar meus serviços, faço parte do quadro efetivo da Prefeitura de Camaçari. Quando cheguei à escola Felix Joaquim de Moraes, hoje atuando como digitador, notei um clima de muita cumplicidade e amizade entre os funcionários, que mantinham uma boa relação de amizade entre todos, nesse clima tambem fui me sendo envolvido sem sentir-me deslocado, em pouco tempo tive a sensação que já fazia parte daquele grupo de trabalho, e com muito prazer estou até hoje pensando naquele dia que tive de escolher entre outras unidades, essa que entrou para fazer parte de minha vida profissional aumentando meu círculo de amizades. Confesso que até hoje não tenho arrependimento de ter-la escolhido, pois aqui o clima é sempre de companheirismo e todos trabalham envolvidos no espírito de equipe. Logo ganhei confiança de todos pela minha dedicação e responsabilidade, através de minhas atribuições e essa credibilidade me deixa muito gratificado por ser reconhecido e respeitado por todos os professores, funcionários e alunos.

A indicação para ser o substituto da atual secretária escolar e participar do Curso Profuncionário - Curso Técnico para os Funcionários da Educação. Essas foram coisas que me trouxeram muita motivação e aumento de responsabilidade, mas quando temos consciência do nosso papel como funcionário tudo se torna desafiador, e o desafio é que nos faz crescer e descobrir novos conhecimentos e proporcionar novas possibilidades de crescimento tanto pessoal e profissional.

Aqui é um lugar onde todos os funcionários têm livre acesso, e as relações não se diferenciam pelas atividades que desenvolvem nem pelo cargo que ocupam, todos são tratados da mesma forma e respeito. Sinto-me hoje como alguém que soube fazer a escolha certa na hora que teve a oportunidade. Sei que quando buscamos conhecimento, integridade, respeito e trabalhar consciente do papel profissional, nossa responsabilidade aumente e com ela o tamanho dos desafios tambem, mas nada que abale a estrutura daqueles que realiza o que gosta de fazer.


Wilson Simplício dos Santos